Google transforma sites pessoais em Orkut




Mesmo sem saber programar, internauta cria rede social dentro de sua própria página. Friend Connect cria lista de amigos, espaço para mensagens e para divulgação de fotos.

Uma ferramenta anunciada pelo Google na noite de segunda-feira (12) leva ferramentas já existentes no Orkut aos sites dos próprios internautas – mesmo daqueles que não têm familiaridade com programação. Chamado de Google Friend Connect, esse serviço reforça as atividades sociais nessas páginas e também as integra com sites de relacionamento populares, como Orkut, Facebook, LinkedIn e hi5. Por enquanto, a novidade é liberada gradualmente para aqueles que se inscreverem aqui.

O Google Friend Connect foi anunciado dias depois de o MySpace divulgar um projeto para tornar a internet ainda mais social, criando uma identidade única para diversos sites, como MySpace, Yahoo, eBay e Twitter.

Quando recebe autorização para usar o serviço, o internauta ganha acesso a um catálogo de aplicações sociais oferecidas pelo Google e outros desenvolvedores -- ao selecionar o que deseja, basta copiar um código já pronto e colar no site desejado.

O vídeo de divulgação do serviço dá como exemplo um site sobre o prato guacamole: seu proprietário pode incrementá-lo, criando na própria página uma rede social (como a lista de amigos que aparece no Orkut), além de espaço para os internautas publicarem comentários, notas (rank) e fotos. Já um endereço dedicado à atividade de mountain bike pode permitir que os internautas cadastrados troquem mapas, dicas e fotos e seu último passeio.

Para utilizar o serviço, é necessário ter ou criar uma conta no Google, Yahoo, OpenID ou AOL.

“Sites que não são sociais podem querer ter essa característica. Mas as barreiras para oferecer esse tipo de aplicações são consideráveis. O Google Friend Connect muda isso permitindo que qualquer página ofereça dezenas de gadgets [aplicativos] sociais. Isso significa que mais visitantes passarão mais tempo nesses sites, que se tornarão mais envolventes”, afirmou o Google no texto que anuncia a novidade. “Isso tudo sem a necessidade de programação.”

Quando um internauta se cadastra na página sobre guacamole, ele pode fazer uma integração entre esse endereço e as listas de contatos de redes sociais -- Orkut, Facebook e hi5, entre outras. “Aqueles que se associarem ao site com o Friend Connect serão instantaneamente conectados com os amigos que já são membros dessa página, além de poderem convidar outros contatos para visitarem o endereço”, explica o Google.

Também existe a opção de divulgar nas redes sociais, via Friend Connect, todas as atividades feitas em um site. Um novo post no quadro de mensagens do endereço do guacamole, por exemplo, pode ficar visível no perfil do Orkut desse mesmo internauta.

Fonte: clique aqui