Robô comandará orquestra nos Estados Unidos





Asimo, um dos robôs mais famosos do mundo, conduzirá o renomado violoncelista Yo-Yo Ma e a Orquestra Sinfônica de Detroit em um programa que busca levar a música erudita a jovens.
Asimo foi lançado em 2002 com a finalidade de ajudar idosos que moram sozinhos e crianças a andarem com segurança pelas ruas, e desde então vem sendo adaptado para cumprir novas funções. Yo-Yo Ma é um dos maiores violoncelistas da atualidade. A Orquestra Sinfônica de Detroit, nos Estados Unidos, é conhecida por sua qualidade e por estar sempre envolvida em programas educativos.

O resultado da mistura dessas três personalidades poderá ser visto no dia 13 de Maio de 2008, quando o robô conduzirá o violoncelista e a orquestra na execução de "Sonho Impossível".

Em uma parceria de cinco anos com a Honda, fabricante do robô, a Orquestra Sinfônica de Detroit pretende executar uma série de programas, tendo como principal objetivo o acesso à música erudita por parte dos jovens estudantes da cidade, na criação do Fundo Educacional "O Poder dos Sonhos".

Segundo o site Business Wire, o governo de Detroit vinha retirando a verba para música das escolas públicas, distanciando os jovens desta forma de arte, e essa parceria dará suporte à educação musical e a promoção da música clássica.

De acordo com o site Engadget, esta não é a primeira vez que um robô conduz uma orquestra. Exemplos disto são os robôs Vinegar, desenvolvido para este fim, e o robô QRIO, que já conduziu a Filarmônica de Tóquio. O Asimo é apenas mais um passo, mostrando uma aceleração nesta nova tendência.

Fonte: link