Notícia veiculada no Meio&Mensagem
Estudo da Associação Brasileira de Música Independente aponta que 80% dos exemplares são distribuídos pelas empresas; denúncia será investigada pela Polícia Federal
Alexandra Bicca
20/05/2008 - 16:02
O vice-presidente da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), Francisco João Moreirão de Magalhães, afirmou na manhã desta terça-feira, 20, em audiência pública na Comissão de Educação do Senado, que 80% das cópias de CDs que entram no mercado informal são fornecidos pelas gravadoras. A declaração de Magalhãoes fez com que os senadores presentes solicitassem a investigação dessa informação. O assunto será encaminhado à Polícia Federal e também ao Conselho Nacional de Combate à Pirataria.
Para o vice-presidente da ABMI, que apóia e defendeu a atuação do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), essa é última garantia que os autores nacionais têm de defesa dos seus direitos e proteção dos seus conteúdos. Magalhães declarou que o Brasil vive uma momento difícil nessa área, pois está aos poucos vendo a cultura nacional ser substituída pela cultura norte-america - classificada por ele como "subcultura". Para ilustrar essa declaração, Magalhães apresentou dados que mostravam que em maio do anos passado os filmes O Homem Aranha 3, Piratas do Caribe 3 e Shrek 3 ocupavam mais de 80% das salas de cinema do Brasil.
O pagamento de diretos autorais através do Ecad também foi discutido pela Comissão de Educação do Senado. De um lado integrantes da instituição, que defendem a fórmula de cobrança, e do outro representantes dos setores que queixaram-se do modelo que, segundo eles, prejudica o mercado nacional sem necessariamente significar incremento de ganho para os autores. A falta de fiscalização estatal sobre o Ecad - o Brasil tinha um conselho responsável pela fiscalização que começou a ser extinto nos anos 90 - e a necessidade de uma nova lei sobre a regulamentação dos direitos autorais no país foram reivindicadas por aqueles que se sentem prejudicados e pelos senadores que participaram do debate.
A lei prevê o repasse dos direitos autorais ao Ecad, a instituição definiu o percentual de 2,55% sobre a arrecadação bruta das empresas obrigadas a fazerem o repasse. De acordo com as informações passadas na audiência, a maior parte das emissoras de TV do país e mesmo as operadoras de TV por Assinatura não estão fazendo o repasse desses valores por discordarem do cálculo proposto. Há uma série de ações judiciais questionando o critério de cobrança.
Maioria dos CDs 'piratas' são fornecidos por gravadoras
aprender
Beleza e Estética
Bizarro
cantando
cantar
Carros
Cinema
Curiosidades
cursos de música
Datas Especiais
Desenhos
Dietas
Dinheiro
Esportes
Faça você mesmo
faculdade
Famosos
formando
Fotos
Futebol
Gatas
Gifs
Humor
Ilusão de Ótica
Imagens Estranhas
Internet
jogador
Jogos
Livros
Música
Neymar
Notícias
Papel de Parede
Praia
profissão
Receitas
Saúde
tattoo
tatuagem
tatuagens
Tecnologia
Televisão
Trabalho
Twitter
Veículos
Vídeos
Este blog tem:
posts
posts