25 dicas para ajudar seu blog




Essa dica vem do Search Engine Land. São 25 dicas para otimizar seu blog tanto para os leitores como para os sistemas de busca. Segue então as dicas, traduzidas:

  1. Troque o template padrão dos blogs
    Peça para alguém fazer um novo ou pegue um diferente na web e altere o logo e tente deixar uma marca visual para o blog.
  2. Diga não aos esquemas de cores
    Quando for escolher um esquema de cores, pense sempre no usuário. E também no objetivo do blog. Como exemplo, um fundo verde para um blog sobre ternos para homens. Mas os usuários não gostaria também de um fundo verde e fonte branca e especial para um blog sobre Xbox 360, afinal, não daria para ler nada.
  3. Disponibilize RSS
    Verifique se o seu sistema de blog disponibiliza RSS. Caso negativo, implemente um plugin ou faça você mesmo algo que crie e disponibilize o RSS para seus usuários. Não coloque o ícone (ou link) para o RSS longe da vista dos usuários. Geralmente eles procuram nas laterais, onde está os menus.
  4. Botões de Agregadores
    Essa dica é para colocar botões de agregadores diferentes, que inscrever seu feed automaticamente no agregador específico. Isso facilita a vida do usuário e pode fazer você ganhar alguns assinantes mais preguiçosos.
  5. Disponibilize post por e-mail
    Talvez essa dica não seja muito interessante para o Brasil, mas tenha uma opção, para o usuário que não deseja assinar um RSS, que envie os posts por e-mail.
  6. Decida por feed total ou parcial
    Já houve uma discussão dessa no Brasil, onde alguns pediam a liberação do feed total, ou seja, todo o post estará disponível no RSS. Já o parcial, haverá um link para a continuação da leitura. A sugestão do texto é liberar duas versões do Feed. Uma com feed total, mas com anúncios e outra com feed parcial, sem anúncios.
  7. Utilize boas entradas
    Se você utiliza o feed parcial, tente ser cativante no primeiro parágrafo, a fim de conquistar um visitante. Muitos assinam seu feed, mas podem não entrar em seu blog por causa da fraca descrição, mesmo que seu post seja divino.
  8. Tome cuidado de como você escreve
    Estruture seu texto de forma que ele não fique difícil de ler. Parágrafos muito longos podem ser um empecilho para o leitor, que provavelmente não irá ler todo seu post, e talvez nem volte ao seu blog.
  9. Verifique o português
    Instalei um, dos muitos plugins, que procurem por erros ortográficos em seu texto, e faça depois uma verificação. Acreditem, não é nada legal escrever um bom texto, com erros de português. Você acaba com sua credibilidade.
  10. Cuidados com fontes especiais
    Talvez nem todos tenham as fontes especiais que você escolheu para seu blog. Portanto, eles irão ver as fontes padrões dos browsers, a famosa Times New Roman, o que pode prejudicar um pouco a imagem de seu blog. Utilize fontes padrões em tamanhos padrões.
  11. Não se esqueça da navegação
    Se seu blog foi uma pequena parte de seu site, não esqueça de link o restante do site no menu de navegação, incentivando os usuários a navegarem por ele.
  12. Quão rápido é seu host?
    Não perca usuários pela lerdeza de seu host. Se seu host acha que 30 segundos é um bom tempo para carregar uma página, troque de companhia.
  13. Evite sobrecarregamento com plugins
    Tente não utilizar plugins que são agradáveis, mas não necessariamente úteis. Por exemplo, o plugin que carrega as fotos de seu Flickr. Lembre-se que quanto mais Javascript utilizar, mais lerdo o carregamento da página. Ao invés disso, utilize um link para a galeria.
  14. Tenha títulos descritivos
    Os títulos são importantes para os mecanismos de busca. Tente colocar neles palavras-chaves e seja direto. Se o Xbox 360 vai ser lançado em abril, simplesmente coloque “Xbox será lançado em Abril”, ao invés de “Microsoft já tem data para lançamento do Xbox. Será em Abril”. Um dos pontos principais de entrada do seu blog será pelas buscas. Ser eficiente nelas, lhe trará bons resultados.
  15. Cuidado com o CSS
    Não coloque regras CSS no meio do texto. Procure sempre criar novas regras em arquivos externos e depois importá-los. Ao colocar uma regra diretamente na tag, você pode estar omitindo ou dificultando a leitura do conteúdo da mesma, para os mecanismos de busca.
  16. Post frequentemente
    Quanto mais você atualizar seu blog, mais rápido os bots de buscas passarão pelo seu site. Mas cuidado com a qualidade. Nem sempre mais, quer dizer melhor. Faça posts de qualidade, mas tente não demorar muito nas postagens.
  17. Link para posts originais
    Se você está comentando sobre algum post, não deixe de fazer um link para ele. Assim, o autor do post original tomará conhecimento de seu blog e provavelmente irá fazer uma ao seu blog. Quem sabe você não ganhe links no futuro? Lembre-se que, ao copiar um conteúdo e não citar a fonte, você corre sérios riscos de nunca ser visitado pelo autor do blog original e seus companheiros.
  18. Diga para onde você está levando o usuário.
    Quando você linkar alguém, coloque como link o título do post original. Quando isso não é possível, utilize as tags title, do HTML, e coloque lá o título do post. Assim o usuário saberá para onde estará indo e decidirá se vale ou não a pena prosseguir (clicar).
  19. Seja inovador
    Quando você liga para um blog, provavelmente ele irá linkar para você. Mas para isso é preciso ter um conteúdo original e inovador. Por isso, procure fazer alguns posts inéditos. Assim, os blogs que você linkou no passado irão linkar para você, comentando sobre seu post.
  20. Mostre os posts relacionados
    Utilize algum plugin que exiba em um post, outros posts relacionados à tal assunto. Isso faz com que o leitor permaneça mais tempo em seu blog e que os robôs de busca tenham 100% de seu conteúdo.
  21. Ping para outros sites
    Quando você faz um novo post, é interessante avisar ao Technorati ou ao FeedBurner sobre isso. Para isso, os sistemas de blogs possuem sistemas que pingam tais sites automaticamente (como o Wordpress e MovableType, por exemplo). Outro site interessante para pingar é o Google Blog Search.
  22. Tenha seu próprio domínio
    Sistemas como Wordpress.com e Blogger permitem que você utilize um domínio próprio para seu blog. Não passe a vida inteira utilizando os domínios oferecidos por esses sitemas. Quando você tiver um domínio próprio, pode utilizar também um servidor próprio, logo, terá total controle sobre seu blog.
  23. Controle seus Trackback e spams
    Use ferramentas que controlem os spams em comentários e em seus trackback. Você não gostaria que os mecanismos de busca classifiquem seu blog com menos qualidade por causa deles, gostaria?
  24. Use URL estruturada
    Não utilize URL como www.seublog.com.br/?p=123. Ao invés disso, utilize www.seublog.com.br/2007/01/09/titulo-de-seu-post. Os melhores sistemas de blogs permitem que você utilizem essa opção.
  25. Arquivo seus posts em diversas categorias
    Se você escreveu sobre Xbox 360, nada melhor do que arquivar nas categorias de Jogos, Diversão, Microsoft e Xbox. Mas cuidado para não arquivar em categorias erradas. Xbox360 pouco tem a ver com Internet, por exemplo.

    Via: clique aqui.